Agora Eu Vi Legal

Um lugar para todos os que vivenciam o FLUIR DA DESCOBERTA,
Que estejamos despidos de rótulos, condição ou status. Nossas diferenças, em qualquer esfera, aqui independem.

Compartilharemos o que surge na trajetória rumo à evolução pessoal.
É fruto de vida, de aprendizado, sob uma uma perspectiva diferente, intrigante, talvez. Tudo sem deixar de conter algumas doses de insanidade.

Aproveite sem moderação!


Ediza Martins

Twitter: @edizamartins

Mapa Astral

Mapa Astral
Uma incrível ferramenta de autoconhecimento. Neste fim de ano solicite o seu com 45% de desconto. Apenas R$ 100,00, Envie um e-mail para: edizamartins@yahoo.com com Dia/Mês/Ano, Hora e Local de Nascimento.

Gayatri entoado por Sathia Sai Baba

18 de nov. de 2009

Encantando o Ensinar - INEXH

Lendo o material deste curso - ENCANTANDO O ENSINAR - ministrado no INEXH (Instituto Nacional de Excelência Humana) para pais e professores, resolvi postar aqui algumas observações relevantes a respeito.

Vale ressaltar que como principal instrumento é utilizada a PNL (programação Neurolinguistica), visando ao alcance de um nível de comunicação mais eficaz, um melhor desenvolvimento pessoal e uma aprendizagem mais rápida,

A PNL é uma ciência e uma arte que elicia a excelência do ser humano por meio da remodelagem do sistema nervoso, utilizando-se da linguagem.

O ser humano vive a realidade que seu cérebro cria a partir de percepções do mundo exterior. A partir das informações colhidas no mundo externo pelos sentidos, filtram-se um grande número de informações, simplificadamente, para depois trabalhar com aquelas que interessam segundo nossas crenças, valores, pressuposições etc.
Crenças, percepções e interesses limitados empobrecem o mundo, tornando-o previsível e insípido. Este mesmo mundo pode ser muito rico e estimulante. a diferença não está no mundo e sim nos filtros por meio dos quais o percebemos. Ou seja, vivemos a nossa própria realidade.
O cérebro utiliza-se de mecanismos para construção de "mapas" (refletem a realidade como projetada)
- Omissão: parte da informação do mundo externo é omitida;
- Generalização: a partir de uma experiência conhecida pressupomos que conhecemos as próximas ações semelhantes.
- Distorçao: É o que nos dá a capacidade de criatividade.
Sofrendo a intervenção desses mecanismos e filtros monta-se a representação interna (nosso mapa) a respeito do mundo. Não existe um mapa pior ou melhor. Existe, sim, uma mapa mais rico em opções, portanto mais flexível frente a uma situação externa. Ter um caminho só para atingir seu destino pode ser perigoso. Portanto, que tal mais flexibilidade?

Aplicabilidade Educacional
Para que o educador possa mediar com eficácia a aprendizagem é necessário termos em mente que cada aprendiz possui seu próprio mapa e percebe o mundo por meio dele. Respeitá-lo e conhecer as expectativas do grupo é essencial para o sucesso da intervenção do educador como mediador da aprendizagem.
O educador pode "ensinar" a observar, compreender e respeitar o mapa dos outros.
A questão é estar consciente da diferença em vez de tentar impor a uniformidade.

(continua)
Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEGAUPLOAD