Porque no mundo dos sentimentos, os recursos também são limitados...
Vale a pena conferir uma alusão ecológica no que tange as relações que nos cercam energeticamente.
Conceitos:
Relação tóxica é aquela que sufoca, anula ou não permite que as pessoas cresçam ou sejam elas mesmas. Parceria emocionalmente ecológica (muito em foco na atualidade) é baseada em autonomia e independência, vinculada por amor e respeito.
Fundamentando-se no reconhecimento e reciclagem dos sentimentos negativos, como um reflorestamento, é possível replantar virtude e sentimentos positivos.
Atitude: Livrar-se de sentimentos e situações mal resolvidas é uma necessidade, já que as relações tóxicas afetam inclusive a saúde física. Essa seleção representa optar, excludentemente pela criatividade ou a destruição ja que toda a energia que deixamos de investir em nós mesmos converte-se em infelicidade.
Assumir que as emoções não são boas ou más e deixar de culpar-se por senti-las é uma fase do processo. Temos de dar conta da ação gerada pelos sentimentos, pois a ação tem um impacto ambiental (uma pessoa irritada contamina todos em volta).
Isso implica dar a cada emoção o nome correto e entender a mensagem que ela traz.
- Tristeza por exemplo, nos informa sobre uma perda. Decifrado esse código, a reação virá com mais clareza.
- Alguém que fala tudo o que pensa, ao pensar antes de falar torna-se menos poluente... quando se passa a gerir seu caos emocional, a auto-estima melhora e cria-se uma proteção contra as relações que sugam sua energia.
O "ecossistema familiar" é o mais complicado de despoluir. Se a família não é exatamente a de um comercial de margarina, se amigos só sugam energia, o casamento não traz sorrisos e o trabalho é um martírio diário, que tal criar sua própria área de proteção ambiental? Nesse espaço sugere-se cultivar auto-estima e sentimentos como serenidade, amor e gratidão.
À medida que se muda o padão o impacto é progressivo: da mesma forma que o sofrimento causa mais sofrimento, a felicidade exporta felicidade.
"Estamos realizando uma má gestão do nosso mundo emocional, como fazemos como nossos recursos na natureza. Aprender a reciclar as emoções reduz conflitos, previne relações de dependência e incentiva um estilo de vida mais saudável".
Princípios da Ecologia Emocional, um novo conceito terapêutico criado por Jaime Soler e Mercé Conangla que visa ao alcance de um mundo emocional sustentável: "Para dominar a arte de transformar positivamente as emoções ou canalizar a energia de cada emoção para melhorar nossa relação com as pessoas e com o mundo".
Jaime Soler e Mercé Conangla têm seu trabalho publicado no site www.ecologiaemocional.com e essa compilação ideológica foi feita a partir da revista Cláudia, edição de out/08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário